Com um auxílio muito pequeno do governo, os carros híbridos e elétricos tem poucos modelos disponíveis no Brasil, além de serem bem caros.
Quem está interessando em adquirir um veículo que seja ecologicamente correto e que tenha gastos irrisórios com o consumo do veículo, tem que ter um veículo de motorização híbrida ou elétrica.
Agora, esse fator de compra não é meramente simples em nosso país.
Como nosso governo não tem interesse em incentivar esses tipos de veículo, assim como acontece em outros países, o valor hoje praticado pelos fabricantes desses modelos é extremamente fora da realidade.
Hoje você tem duas opções para conseguir comprar carros híbridos e elétricos no Brasil: você pode trazer o veículo com um preço menor de outro país ou, como muitos optaram, desistir desse sonho por enquanto.
Agora, hoje o assunto sobre carros elétricos e híbridos volta com força total em nosso país, com a crise e valores absurdos da gasolina e com o novo regime automotivo, que é chamado de Rota 2030.
Poucas montadoras querem remar contra o mar e vender carros híbridos ou elétricos em nosso território nacional.
Algumas marcas inclusive, chegaram a tentar lançar alguns modelos, como a Nissan, que cedeu unidades do LEAF para taxistas do Rio de Janeiro, enquanto a montadora Renaut presenteou alguns Twizy e Zoe para a prefeitura de Curitiba (No mesmo momento estava sendo feito um planejamento, para trazer o Fluence ZE).
As montadoras cansaram de esperar os incentivos do governo brasileiro e acabaram que por cancelar todos os planos.
Depois de muita luta e espera, acabou vindo o incentivo para os carros híbridos e elétricos.
Os carros que possuem um motor elétrico ou que possuem célula de combustível (uso do hidrogênio) possuem isenção do imposto de importação, desde que possuam autonomia mínima de 80 km.
Falando dos híbridos, esse tipo de motorização cai de 35¨e fica entre 7% e zero, de acordo com o nível de eficiência energética e o tamanho do motor de combustão. Além disso, existem algumas inciativas diferenciadas para algumas cidades.
No estado de São Paulo, por exemplo, além de ficar isento do rodízio que há no município, ainda é devolvido metade do valor do IPVA.
Conheça então os 7 Carros híbridos e elétricos vendidos no Brasil
1 – Ford Fusion Hybrid
O valor comercial praticado em média no Brasil deste veículo é de R$ 160.900,00.
Com um modelo reestilizado, o novo Ford Fusion Hybrid continua sendo oferecido em nosso país em uma versão realmente topo de linha do veículo.
Ele conta com um motor 2.0, sendo conhecido como ciclo Atkinson, priorizando o consumo menor, com 140cv, enquanto o modelo elétrico gera 50cv.
Este veículo consegue fazer 16,8 km/l na estrada e 15,1 na cidade.
O preço praticado pela montadora é justificado pelo belo pacote de equipamentos que este sedã possui, incluindo central multimídia Sync 3 e um controle adaptativo exclusivo.
2 – BMW I3
Chegamos então no primeiro carro elétrico da matéria.
A BMW i3 é o único carro do país que possui um motor movido exclusivamente a gasolina.
Esse modelo tem um desempenho incrível, com um motor de 170 cv, é capaz de conseguir acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,24 segundos.
Depois de sua renovação, agora em setembro do ano passado, ele deixou de ser comercializado em nosso país.
Recebemos uma recente notícia que em junho já chegaram alguns modelos novos do veículo.
Este modelo que acaba de chegar vem com um motor com dois cilindros de moto, ele é usado para gerar carga para as baterias.
Com esses novos detalhes da BMW i3 é possível percorrer 300 km, rendendo um consumo médio de 60,5 km/l.
As últimas unidades vendidas do veículo, possuía um preço de R$ 159.950,00.
3 – Toyota Prius
Este veículo foi lançado em junho de 2016, esta é a nova geração do veículo Toyota Prius, sendo o carro ecológico com o preço mais barato do Brasil.
O preço praticado de sua versão única é de R$ 126.600,00.
Esta máquina foi presenteada com um novo design, considerado inclusive polêmico e é utilizado no veículo a combinação de 98 cv de potência, com motor 1.8, movido a gasolina, torque elétrico de 72 cv e 16 kgfm.
Ele é o carro mais econômico do Brasil, declaração da própria empresa Inmetro.
4 – Lexus CT200H
A nova marca de luxo da Toyota também está apostando em carros híbridos em nosso país.
O Hatch-back CT200H é mais potente que o Prius, com um moto de 1.8, 99 cv e 14,5 kgfm, com uma combinação de motorização elétrica de 82 cv e 21 kgfm.
A marca pontua que a aceleração do veículo vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos.
Esse desempenho logicamente possui um custo, sendo a Inmetro, este modelo faz de 14,2 km/l na estrada e 15m7 km/l na cidade, isso apenas com gasolina.
Além disso, ele também é mais caro, os preço praticados começa com um custo de R$ 135.750,00.
5 – Porsche Cayenne Hybrid
Este modelo está sendo vendido com um valor de R$ 430.000,00.
Essa SUV de marca alemã, é o único modelo deste segmento que pode ser movido por motor elétrico e outro a combustão.
Os únicos detalhes que revelam a procedência elétrica do veículo, são o acabamento verde nos freios e alguns outros detalhes na parte externa, esses são os únicos componentes do veículo que revelam que este modelo tem “um algo a mais”. A logo que mostra que o modelo é híbrido é bastante discreta e fica na parte inferior do para-lama do veículo.
O carro é extremamente silencioso, não possui aquele ronco esportivo que muitos gostam, pois apenas o motor elétrico estará ligado.
De forma individual, este modelo tem 95 cv de potência, ele possui câmbio automático e 8 marchas no total.
6 – Porsche Panamera Hybrid
O valor praticado para este modo em especial é de R$ 554.000,00.
A marca Porsche alemã, possui além do modelo Cayenne, o modelo Panamera híbrido.
No modelo elétrico, este sedã é capaz de percorrer 50 km.
Com este modelo você terá a possibilidade de não gastar uma gota se quer de gasolina, rodando grandes trajetos.
Isso é possível com este modelo, logicamente cumprindo uma velocidade máxima de até 130 km/h. A partir dessa velocidade, os motores de combustão já começam a entrar em ação.
O motor elétrico deste modelo possui 136 cv, ele funciona em conjunto com 2.9 de potência, com um motor v6 biturbo, a gasolina.
Com esta combinação, é possível chegar a potência de 462 cv e com um torque de 71,4 kgfm, entre 1.100 e 4.500 rpm.
Ele vem com um câmbio exclusivo de oito marchas, com o modelo Panamera E-Hybrid será capaz alcançar a marca de 100 km/h em 4,6 segundos, sendo considerado um dos veículos elétricos mais rápidos vendidos no Brasil.
PS: Bom então é isso, espero que você tenha gostado da matéria e se caso tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa-a aqui lobo abaixo nos comentários.
Até breve.