Antes da existência do seguro compreensivo o segurado ou futuro segurado precisaria ter muita atenção antes de contratar um seguro ou principalmente na hora da contratação do mesmo.
Antigamente, como não existia essa modalidade de seguro, as formas de contratação e a quantidade de apólices eram bem diferentes, você recebia uma apólice para cada cobertura contratada que é o posto do seguro compreensivo.
Desta forma, caso ocorresse um sinistro você precisaria descobrir procurando a informação necessária em vários documentos, para ver se o problema ocorrido era coberto pela seguradora.
Além disso era muito mais difícil aderir um seguro, pois existia uma tarifa rígida que deixava ainda mais difícil o consumidor decidir a contratação, pois os valores eram altos e além disso as empresas não conseguiam atender todas as necessidades dos clientes segurados.
Isso só mudou em 1992 com a implementação do Plano Diretor do Sistema de Seguros, através de uma liminar do Governo Federal. Esse plano era focado em deixar os seguros mais acessíveis para os consumidores que tinham necessidade em deixar o seu bem protegido.
Saiba tudo sobre seguro de vida aqui!
O que é o seguro compreensivo?
O seguro compreensivo chegou no ano falado anteriormente, com a permissão de unir todas as apólices em um único lugar, deixando tudo mais simples.
Isso facilitou a vida dos segurados, trazendo todas as informações necessárias em um único documento e este modelo é usado até os dias de hoje.
Faça a sua cotação de seguro de veículos agora mesmo!
No seguro compreensivo os futuros segurados ou já segurados conseguem encontrar todas as informações necessárias para ver as suas franquias e coberturas de proteção. Existem várias, mas citaremos abaixo as principais:
- Furto;
- Roubo;
- Incêndio;
- Colisão, capotagem ou abalroamento;
- Queda de objetos sobre o veículo e;
- Danos ocasionados por terceiros.
Além das coberturas já existentes no “seguro completo” ou seguro compreensivo, você ainda tem algumas outras opções para atender a sua necessidade, essas são opções adicionais.
Elas foram criadas para atender a necessidade de coberturas adicionais, pelas quais os clientes tinham necessidade.
Veja como adquirir o seu veículo sem impostos aqui!
Vantagens do seguro compreensivo
O seguro compreensivo veio para facilitar a vida dos consumidores e também das seguradoras, além de trazer com isto outros benefícios, veja alguns logo abaixo:
- Possibilidade de ter um seguro personalizado, dando mais opções de contratações para melhoria dos planos dos segurados;
- Redução das taxas, com todas as franquias reunidas em um só lugar as seguradoras conseguiram diminuir as taxas cobradas, trazendo mais facilidade e custo benefício;
- Regras para comercialização de produtos – com a nova regulamentação feita pela SUSEP que cuida da autorização para comercialização de determinados produtos deixado-os elegíveis por meio de fiscalização direta;
- Junção de todas as coberturas em um só lugar (Apólice), facilitando o entendimento do seguro como um todo;
Para poder atender clientes que procuram por coberturas menos completas, algumas empresas seguradoras conseguem oferecer planos não-compreensivos. Este tipo de seguro oferece normalmente:
- Proteção contra perda total do veículo;
- Furto;
- Roubo;
Normalmente, não é regra, mas os seguros não-compreensivos oferecem preços menores que os seguros compreensivos. Isto acontece por uma medida óbvia, um tipo não possui as mesmas cobertas do outro.
Inclusive, não podemos dizer que um é melhor do que outro, pois isso depende da necessidade de cada cliente segurado.